terça-feira, 22 de outubro de 2013

Meditação: uma poderosa prática


Imagem: Espaço Til
A ciência tem provado o que o Oriente já descobriu há muitos séculos: a prática da meditação traz benefícios surpreendentes ao corpo e a mente.

Esqueça as aparências. “Ao contrário do que se possa imaginar, meditar não é cair na ociosidade mas ativar a mente”, afirma Dean Ornish, professor de Medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco. E o resultado disso, segundo Dean, é positivo para a saúde e o equilíbrio emocional. Em termos práticos, meditar é concentrar a atenção em uma única coisa. Pode ser o ritmo da respiração, um mantra – palavras ou sons sem significado utilizados na meditação budista –, ou mesmo o vazio universal.

Parece simples e é. Apesar disso, poucos desafios são tão difíceis para a mente turbulenta de um ocidental quanto aprender a meditar. “Não temos consciência de grande parte do estresse que existe em nós e, assim, vivemos de uma forma mecânica, no piloto automático”, diz Jon Kabat Zinn, diretor da Clínica de Redução do Estresse do Centro Médico da Universidade de Massachusetts. “A mente agitada está sempre fixada no passado ou no futuro, ao passo que meditar é concentrar-se no presente.”



Confira alguns dos benefícios da prática:


  • Diminui a pressão sanguínea.
  • Diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, músculos e problemas nas articulações.
  • Aumenta a produção de serotonina, o que melhora o humor e o comportamento.
  • Melhora o sistema imunológico.


Como praticar?


Como descrito no início do texto, a meditação nada mais é que praticar a concentração. Você não precisa de muito tempo. Com apenas alguns minutos por dia, apenas pare! E sinta o som ao seu redor, sua própria respiração e observe os pensamentos soltos que correm pela sua mente. Não se identifique com eles, não os alimente, apenas os observe. Aos poucos você perceberá que essa prática traz tanto conhecimento sobre você mesmo(a) que será natural arrumar mais tempo em sua rotina para a prática. Mas, a meditação é algo natural, ou seja, não force esse crescimento de tempo, apenas deixe fluir e boa viagem!

Lembre-se apenas de:

  • Manter os olhos fechados
  • Ficar em uma postura ereta, mas não rígida. Como se sua cabeça fosse levemente “puxada” para cima, alongando a coluna
Uma dica é transformar isso em um ritual de carinho com você mesmo(a). E um acessório importante são as almofadas de meditação. Que tanto auxiliam no seu conforto durante a prática, já que acomodam sua lombar preservando sua coluna, como se tornam um símbolo visual e sensorial de que é o seu momento de parar e relaxar...

A Espaço Til oferece o Puff Delpay, inteiramente produzido na Índia e que proporciona o conforto ideal para a sua prática. Vamos começar?

Veja outras informações sobre o puff, na loja virtual da Espaço Til  - www.espacotil.com.br - ou nos visite na Til Lar Center – Av.Otto Baumgart, 500 - Tel: 2252-3063/ 2252-0265


Nenhum comentário: