quinta-feira, 10 de julho de 2014

Hanami - A contemplação das flores




Na cultura japonesa apreciar e elevar o valor da natureza é algo comum e que se divide em diferentes tradições. O Hanami, festival que se traduz como a contemplação à flor, sakura, no idioma japonês, passou por gerações e acontece no Japão de março ao começo de maio, com o florescer das arvores de cerejeira. Conhecidas por seu tom de rosa claro que remete à pureza, elas permanecem com seu aspecto de algodão doce por duas semanas e são de interesse geral nesse período.  No Japão moderno o ritual consiste apenas em festejar ao ar livre debaixo das sakuras, mas os significados míticos são de outros séculos e carregam muita cultura mística oriental.


As flores já foram vistas como uma metáfora à própria vida em si, bonitas, mas que duram e permanecem por pouco tempo. Essa visão "temporária" da vida é muito popular na cultura japonesa e é normalmente considerada como uma admirável forma de existência. 



As celebrações do hanami normalmente envolvem muita comida, bebida e música. Alguns pratos especiais são preparados e comidos na ocasião, como o dango e o bentô, sendo que é comum beber sake como parte da festividade.





Namastê

Nenhum comentário: