quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bollywood: a incrível indústria de filmes indianos


Ir ao cinema na Índia é uma experiência cultural, com certeza, inesquecível. A popularidade dos filmes de Bollywood é tanta que se você conseguir comprar o ingresso no dia que deseja assistir já é uma vitória.

As filas imensas e o clima de ansiedade são o trailer do que você verá ao adentrar a sala de cinema: a energia de um clássico de final de campeonato de futebol brasileiro!

Desista de uma sessão silenciosa, isso não faz parte da experiência. A cada ator famoso que aparece no filme a plateia grita, se emociona e aplaude. A cada ação de aventura, um beijo conquistado e um vilão desmascarado o público se entrega com fervor a todas as emoções. Inesquecível, não é mesmo? Mas o que faz com que essa indústria cinematográfica seja tão aclamada?

Afinal, o  cinema indiano já tem mais espectadores que Hollywood. Seus atores não são ídolos só na Ásia mas também na Europa, na África e até nos EUA. Bem-vindo à indústria cinematográfica que mais cresce no mundo!
Todos os filmes trazem os ingredientes dos filmes americanos de sucesso: aventuras, humor, belas mulheres, galãs, vilões e belíssimas produções.
Mas, o que o destaca de todo o resto do mundo é: em todos os filmes há um clipe dançante e engraçado no meio. É por isso que ir ao cinema é sinônimo de alegria pura!

Vamos conhecer algumas curiosidades de Bollywood?

1. O termo Bollywood nasceu nos anos 70. Na década de 30, os filmes feitos pela empresa indiana Calcutta’s Tollygunge Studios, de Calcutá, eram chamados de "Tollywood". Transpondo a brincadeira, o "B", de Bollywood, faz referência à antiga cidade de Bombaim, atual Mumbai, o principal polo produtor de cinema na Índia. Outros apelidos baseados em nomes de cidades surgiram para designar o cinema indiano, como "Mollywood" (Madras), Lollywood (Lahore) e Kollywood (Karachi), mas nenhum deles 
pegou.

2. O cinema chegou à Índia sete meses depois de sua invenção, em 1895, pelos irmãos Lumière. Tudo aconteceu por acaso, durante uma passagem de Maurice Sestier, empresário dos Lumière, pelo país. A novidade fez sucesso imediatamente.

3. A Universal foi o primeiro estúdio de Hollywood a estabelecer uma agência em território indiano, em 1916.

4. Segundo dados oficiais, anualmente são feitos de 800 a 1.000 filmes por Bollywood. Entretanto, alguns especialistas afirmam que o número real pode chegar a 2.400 filmes por ano, contabilizando os feitos em cidades pequenas e vilarejos, e os que não entram em dados oficiais, fugindo da censura.

5. De todos os filmes vistos no mundo, 5% são produzidos por Bollywood. Grande parte desse sucesso acontece graças ao próprio público indiano, que lota as salas de cinema com ingressos que custam, em média, 20 centavos de reais. São vendidos 3 bilhões de ingressos por ano para os filmes indianos.

6. Os filmes hollywoodianos são apenas 10% dos assistidos na Índia — o índice mais baixo de todo o mundo.

7. Importantes livros hindus já serviram como roteiro para Bollywood. É o caso de "Ramáiana", um épico de 24 mil versos, e "Mahabharata", que tem 74 mil versos e é considerado o maior volume de texto em uma única obra.

8. Os indianos pobres assistem de 25 a 30 filmes por ano. Os ricos, por outro lado, vêem de 4 a 7.

9. A produção cinematográfica da Nigéria, que vem aumentando a cada ano, ganhou um apelido semelhante ao da produção indiana: "Nollywood".

10. A maior bilheteria mundial de um filme de Bollywood foi pela produção "Três Idiotas", de 2009. Faturou cerca de 80 milhões de dólares.

Ficou curioso(a)? Há um canal no Youtube com vários filmes de bollywood para assistir online. Divirta-se!

http://www.youtube.com/channel/SBf53O4A6nLVs

Namastê.

Nenhum comentário: